Sem desespero: Macacos e macaquinhas. Gatos e gatas. Quatis, sanhaços e cotias. Vamos estudar para as bimestrais.
7º Ano:
Cap 11 e 12 do livro texto.
Conteúdo e exercícios no caderno
Conceitos:
Escambo, monopólio real, Capitânias hereditárias e comércio triangular (p. 194)
Anotações para relatório da visita ao Parque Ecológico Tietê
Questões para estudar:
1- O educador Fernando Teixeira explicou como a sociedade industrial do final do século XX passou ter preocupação com a ecologia. Faça uma breve pesquisa na internet sobre a época e as razões para com o tema.
2- “Encontramos muitos livros escritos com aquelas letras dos índios, e como não havia
nenhum em que não houvesse superstição e mentiras do demônio, queimados todos;
sofreram por isso amargamente e isso causou-lhes muito pesar.”
LANDA, Diego de. Citado em: TODOROV, Tzevetan. A conquista da América. São Paulo:
Martins fontes, 1999. p. 241.
Quais as diferenças entre cultura européia e cultura indígena que podemos apontar com a leitura do texto?
8º Ano
Cap 10
Conteúdo e exercícios no caderno
Anotações para relatório da visita ao Parque Ecológico Tietê
Conceitos:
Mudanças na matriz energética - do vapor para o petróleo e energia elétrica.
Capitalismo financeiro e monopolista - Bancos
Monopólio
Busca por matéria-prima e mercados para artigos industrializados
Questões para estudar:
1- Assista o video: http://www.youtube.com/watch?v=Nq5wKa0ihmM
2- Faça a questão 1 sugerida ao 7 Ano.
9º Ano
Cap. 12 e 13
Conteúdo e exercícios no caderno
Conceitos:
Neoliberalismo (direitos trabalhistas, saúde e educação públicas, previdência pública). EUA e Europa nos anos 1980.
Crise econômica atual (questão dos financiamentos de imóveis nos EUA)
Anotações para relatório da visita ao Parque Ecológico Tietê
Questões para estudar:
1- Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EgJ7JER7ZCM
2- Faça a questão 1 sugerida ao 7 Ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário